A resposta é sim! Se você presta algum tipo de serviço para um público específico, é claro que você precisa se tornar “achável” no mundo online. Atualmente, as redes sociais são excelentes formas de alcançar esse público. Mas como convencê-los a contratar o seu serviço se as informações que você passa vão se perdendo pela timeline da sua mídia social? A resposta é simples: através de um site. Quando você tem um site, você tem um lugar confiável onde o seu cliente pode olhar e entender o tipo de profissional que você é, os serviços exatos que você oferece, sua experiência, formas de contratação, formas de pagamentos, onde você se localiza, etc.
Veja aqui alguns ramos de atividades e como você pode trabalhar o conteúdo do site na sua profissão:
Profissionais da saúde como médicos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e educadores físicos (Personal Trainer)
Esses profissionais podem usar as suas redes sociais para divulgar os seus serviços, mas é no site que o seu futuro paciente/cliente irá ter as suas referências diretas e confiáveis. No site que o paciente/cliente poderá ver informações importantes para a sua tomada de decisão, tais como: Formas de pagamento, endereço, horários disponíveis, etc. Se você conseguir escrever periodicamente um blog sobre a sua especialidade, melhor ainda.
Corretores de imóveis, de planos de saúde, vendedores autônomos, consultores e coaches
Esses profissionais, além de deixar claro sua competência profissional no seu site, precisam de um canal direto com os seus clientes para facilitar e tirar algumas dúvidas prévias. Podem utilizar ferramentas web para padronizar algum cálculo de relacionado aos seus planos de saúde ou cálculos de financiamento, e-books explicativos, agenda de eventos e palestras, uma área de depoimentos é também bem interessante.
Arquitetos, designers de interiores, artistas, ilustradores, designers gráficos, web designers e fotógrafos
Aqui a grande jogada é o portfólio. Não tem jeito, o que o seu cliente quererá ver no seu site é a qualidade dos seus trabalhos. Um portfólio bem estruturado e facilmente acessível com certeza será o ponto crucial entre receber um pedido de orçamento ou não.
Advogados, contadores e despachantes
Com certeza muita gente precisa ou já precisou desses profissionais e fica com receio de contratar pela internet. Um site com a imagem real do profissional, suas especialidades e sua experiência de trabalho irá favorecer um contato direto para a execução de um serviço. Um blog para mostrar sua expertise nesses assuntos também ajuda muito.
Conclusão: Sou autônomo sim, mas sou profissional! E o meu site é a prova disso.
Sempre gosto de fazer a seguinte comparação: As redes sociais são como “vendedores e/ou divulgadores ambulantes” do seu negócio, mas quem é a referência confiável é o site. Lá é a sua “loja” e seus “vendedores ambulantes” devem levar seus clientes para lá. Conforme essa convergência acontece, suas chances de fechar um negócio aumentam muito. Por isso, pesquise e estruture bem a sua “vida profissional on-line”. Cada profissional tem uma necessidade específica que deve ser atendida, mas a ideia é que o site inicie e nunca acabe, só quando o profissional se aposentar.