A preocupação com os dados pessoais é uma questão que tem ganhado atenção dos brasileiros. Isso porque, infelizmente, os casos de vazamento de informações têm sido cada vez mais comuns por aqui.
No início do ano, uma base com dados de 223 milhões de pessoas foi parar na deep web, uma parte “oculta” da Internet muito usada por criminosos para planejar golpes financeiros e de diversos outros tipos. Mas, com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), casos como esse podem se tornar menos frequentes.
Entenda a LGPD
A LGPD entrou em vigor no mês de setembro e tem como objetivo regulamentar a coleta, o processamento e o armazenamento de dados pessoais dos brasileiros. Na prática, todas as empresas, independentemente do tamanho ou setor de atuação, precisarão se adaptar às exigências da nova Lei para manter os dados dos clientes mais protegidos e não serem penalizadas com multas ou sanções legais. Mas, afinal, como a sua empresa pode se adequar à LGPD?
Basicamente, a Lei Geral de Proteção aos Dados tem como objetivo assegurar aos cidadãos brasileiros a segurança das suas informações pessoais. Por esse motivo, ao entrar em contato com qualquer canal da sua empresa que envolve o compartilhamento de qualquer tipo de dado pessoal, o consumidor deve apresentar seu consentimento de forma clara.
Como adequar o site da sua empresa à LGPD?
Como a LGPD é uma lei voltada à proteção de dados, o primeiro passo para adequar o site da sua empresa à nova legislação é instalar certificados de segurança, como o SSL e TSL. O próximo passo é gerenciar o consentimento dos visitantes do site em um único lugar, como determina a legislação.
Para adequar o site da sua empresa à LGPD, você vai precisar de três elementos importantes: aviso de cookies, um texto de LGPD e uma política de privacidade e termos de uso.
Aviso de cookies
Se o site da sua empresa coleta dados pessoais de contato, como nome, telefone e e-mails, ou se você utiliza cookies, pixels de marketing, tags de conversão e do Google Analytics no seu site, você vai precisar exibir um aviso de cookies. Isso porque a LGPD exige que os usuários sejam notificados sobre quais dados você coleta, incluindo cookies de terceiros.
A Lei determina que a sua empresa só tem autorização para usar os dados depois de obter o consentimento de forma declarada do titular, e é justamente para isso que serve o aviso de cookies no site.
Texto de LGPD
Você também vai precisar de um texto de LGPD para o seu site. O objetivo dessa mensagem é garantir aos usuários a transparência da sua empresa ao captar e processar dados.
No texto de LGPD do seu site, você terá que informar quais dados serão coletados, como eles serão armazenados e utilizados. A mensagem também deve incluir uma política de privacidade e os termos de uso.
Uma dica importante para esse texto é preparar uma mensagem que comunique de forma clara quais dados serão utilizados — como nome completo, telefone e e-mail, por exemplo — e como eles serão armazenados, destacando o cuidado com a segurança das informações. Simplifique a linguagem para que ela seja entendida com facilidade pelos usuários.
Política de privacidade e termos de uso
A política de privacidade e os termos de uso servirão para informar aos usuários como a sua empresa irá tratar os dados pessoais deles, em caso de consentimento. Para garantir que nenhuma informação importante fique para trás e evitar problemas com a legislação, é interessante validar esses textos com o departamento jurídico da sua empresa ou com um profissional externo.
Agora que você sabe mais sobre o que é a LGPD e a importância de adequar o site da sua empresa à nova legislação, é hora de se movimentar para implementar as mudanças necessárias no site da sua empresa o mais rápido possível. A DACWEB Soluções pode te ajudar. Entre em contato conosco.