Um site one page, também conhecido como uma página com um layout de rolagem longa, é um site onde você pode incluir todas as informações essenciais do seu negócio com criatividade em um único espaço. Ou seja, o usuário vai apenas rolar para baixo para conhecer todas as informações da sua empresa sem que precise abrir novas páginas no mesmo website.
É basicamente uma única página (sem adicionais como “sobre”, “equipe” ou “serviços”), que oferece todas as informações que o visitante precisa.
Para que as informações não fiquem confusas, esse tipo de site diferencia e separa cada bloco de conteúdo por meio de seções, dando uma boa visibilidade de tudo o que é importante para o usuário.
Se tiver links internos ou menu, eles direcionam os visitantes para as seções dessa mesma página. Para isso, normalmente são usados efeitos de rolagem.
Aproveite e conheça outros tipos de sites.
Qual a diferença entre site one page, site tradicional, hotsite e landing page?
Conheça a seguir a definição de cada um desses conceitos e a diferença entre eles. Confira!
Site one page
O site one page possui apenas uma página, como o próprio nome já indica. Mesmo que tenha um menu, o usuário será redirecionado para uma sessão desta página.
Geralmente os sites one page são aqueles focados em conversão, principalmente, em vendas de cursos e produtos. Leia também “Criar site one page realmente gera resultados?“
Site tradicional
Já o site tradicional, representa a maior parte dos sites encontrados na web. Ele possui diversas páginas hospedadas em um único domínio. Em geral, ele é bem versátil e seu grande diferencial em relação ao site one page é que ele possui blog.
Assim, ele é ótimo para quem quer focar em diversas estratégias de SEO.
Hotsite
O hotsite pode ser facilmente confundido com uma one page por possuir apenas uma página. Mas não é. Um hotsite é uma página temporária muito utilizada em estratégias pontuais de marketing.
Por exemplo, o hotsite é usado para fazer inscrição de eventos ou cursos. Também pode promover um formulário de cadastro para participação de sorteios, com a descrição dos prêmios e o regulamento. E quanto à landing page?
Lading page
Antes, acreditava-se que uma landing page (página de destino) era toda página que um usuário utilizava como ponte para acessar um site, como se fosse um intermediário. Agora, é considerada toda página que um usuário acessa, podendo ser a página inicial de um site ou um artigo de blog.
Mas no marketing digital, uma landing page ainda pode ser considerada como uma página focada em conversão para captação de leads ao oferecer materiais gratuitos em troca de informações de contato. Independente disso, ela faz parte de um site.