Essa dúvida acomete grande parte dos empresários. Afinal, ter um servidor demanda muito empenho técnico e despesas. Contudo, é necessário avaliar o negócio de forma imparcial para saber se a empresa de fato pode continuar operando sem um servidor.
Uma forma de fazer essa auto reflexão é por meio das perguntas abaixo:
Sua empresa utiliza dois ou mais computadores?
Sim: Ao centralizar o armazenamento de informações, se torna possível compartilhar arquivos com maior facilidade. Isso, além de gerenciar as informações relacionadas ao negócio com maior eficiência.
Não: Por enquanto, não há a necessidade de investir em um servidor.
A força de trabalho de sua empresa é móvel?
Sim: Organizações com força de trabalho móvel, seja em regime home office ou que viaja frequentemente, necessitam de um servidor. Com ele, colaboradores conseguem se conectar à rede da empresa e acessar informações de qualquer lugar.
Não: Se sua empresa só utiliza um computador e ele é um notebook, por enquanto, não há a necessidade de investir em um servidor.
Existe a prática de compartilhamento de documentos entre múltiplos computadores na sua empresa?
Sim: Nesse caso, o risco de perder arquivos importantes é alto. Isso sem falar na replicação de documentos, o que pode gerar retrabalho. Ao centralizar o armazenamento em um servidor, fica mais fácil garantir a integridade das informações.
Não: Se sua empresa só utiliza um computador, ele é um notebook e você não tem o hábito de compartilhar arquivos, por enquanto, não há a necessidade de investir em um servidor.
Caso você perca arquivos importantes, há um meio de restaurá-los?
Sim: Se sua empresa só utiliza um computador, ele é um notebook, você não tem o hábito de compartilhar arquivos e consegue restaurar arquivos perdidos, por enquanto, não há a necessidade de investir em um servidor.
Não: Nesse caso, ao contar com um servidor, é possível realizar backups das informações para um sistema específico de recuperação. Dessa forma, em caso de exclusão ou corrupção de dados, acidental ou não, o usuário pode restaurá-los facilmente.
Você hospeda seu próprio site?
Sim: Se sua empresa só utiliza um computador, ele é um notebook, você não tem o hábito de compartilhar arquivos, consegue restaurar arquivos perdidos e hospeda seu próprio site, por enquanto, não há a necessidade de investir em um servidor.
Não: Com um servidor se torna viável desenvolver e gerenciar seu próprio site. Isso confere praticidade à administração dos negócios.
O acesso a periféricos, como impressoras, é compartilhado?
Sim: Se sua empresa compartilha periféricos é porque há mais de um computador conectado à rede. Se há mais de um computador conectado à rede, você precisa de um servidor.
Não: Servidores viabilizam que múltiplos usuários acessem periféricos. Além disso, eles organizam as tarefas em filas, o que facilita bastante a gestão do trabalho.
Afinal, para que minha empresa precisa de um servidor?
Primeiramente, ao centralizar as informações e dados existentes nos demais computadores da empresa, os servidores corporativos constroem uma grande rede de comunicação. Esta é capaz de agilizar e ampliar a performance das atividades.
Portanto, escolher um servidor corporativo deve ser considerado um grande passo na profissionalização de um negócio. Afinal, ao empregar esse recurso, a gestão da empresa será significativamente otimizada.
A DAC Soluções em TI está preparada para atender a demanda de seu negócio e oferecer mão de obra especializada.